terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Além da Tela

Conheço inúmeras pessoas, invariavelmente com mais de 25 anos, que sempre me perguntam se o Aikido é a arte marcial praticada por Steven Seagal. 
A resposta é afirmativa. Steven Seagal é 7º Dan de Aikido, embora tenha graduações em outras artes, o Aikido é o seu "principal" Budo.
Particularmente, admiro a divulgação que Seagal Sensei realizou do Aikido, assim como da proficiência de sua técnica, principalmente quando era mais jovem, porém, penso que aqueles que pretendem praticar esse Budo tão complexo devem enxergar além do que demonstrado nos filmes ou nos vídeos que temos acesso.
Existem inúmeros Shihans e Senseis que nos trazem contribuições profundas e que talvez sejam muito mais importantes do que pensar em executar técnicas "ferozes" e "cinematográficas".
Mas sem dúvida, o mais importante para o nosso desenvolvimento é o shugyo durante o keiko e manter a famosa "mente de principiante".
Para aqueles que gostam de saber se o Aikido é de fato eficiente (já que não existem competições para 'provar' isso), deixo dois vídeos que achei bem interessantes de Seagal Sensei utilizando o Aikido em algumas situações "extra-tatame".

Domo arigato gozaimashita



Nenhum comentário: