sexta-feira, 16 de julho de 2010

O espírito do Aikido - Entrada e Rotação Esférica

“(...) No dia posterior a uma demonstração feita no maior auditório de Montevidéu, construído para comemorar a Independência, fomos convidados a visitar a Academia Militar do Uruguai. Esta é uma escola de elite com apenas trezentos estudantes, selecionados entre os jovens mais brilhantes do país, e com um currículo carregado de disciplinas da ciências militar, e entre essas, um curso regular de Aikido. Por que só o Aikido estava incluído no currículo quando também o Judô e o Karatê são muito populares no país?

Ao término da demonstração pública e de minha palestra sobre o Aikido, o presidente da academia militar levantou-se e proferiu algumas palavras de estímulo. Disse:

Nos movimentos fluidos do Aikido existe sempre um centro firme. Uma sensação de equilíbrio penetra cada movimento da mão e do pé, e estes deslizam suavemente, como se numa dança, porque o movimento do corpo todo não é outra coisa se não o movimento suave do centro. Acredito que o aspecto central do Aikido é a realização de um centro forte e firme. O essencial para nosso país ao encarar um mundo agitado é cultivar um espírito com um centro forte por dentro e uma forma benevolente por fora. Quero que os alunos desta academia, que têm como destino tornarem-se líderes de nosso país, treinem o Aikido com o máximo empenho e sintam esse centro forte tanto espiritual como fisicamente. É por esse motivo que nosso currículo regular inclui o Aikido.

O presidente expressou tudo o que eu tinha em mente. Um centro forte e firme é o que mestre Ueshiba chamava constantemente de unidade Ki-mente-corpo. Esta é a essência do Aikido tanto em princípio como no movimento em si. A profunda impressão causada por essas palavras fez com que eu me determinasse ainda mais a cumprir nossa responsabilidade como estudantes de Aikido no sentido de fazer com que esse legado esteja mais facilmente à disposição de todos, sem levar em conta a raça ou nacionalidade. O ensinamento e as técnicas singulares do Aikido devem estar sempre de acordo com a essência básica do Aikido. Se nos orgulhamos apenas de sua singularidade e nos apegamos a ela, podemos cair vítimas de uma visão míope, do dogmatismo, da presunção e do provincialismo. Vindo do lado oposto da Terra, inesperadamente tive a oportunidade de refletir sobre o futuro do Aikido.(...)"

(Ueshiba, Kisshomaru.O espírito do Aikido. São Paulo: Cultrix; 1984. pg.48-49.

Kisshomaru Ueshiba, O Doshu do Aikido, terceiro filho de Morihei Ueshiba, o fundador do Aikido, nasceu em 1921.)

Nenhum comentário: